Finalmente as cascas de banana terão uma nova função que não seja atuar como a vilã dos desenhos animados. Aparentemente a ciência achou um novo uso para o mais escorregadio dos resíduos. De acordo com uma reportagem da Folha, a química Milena Boniolo da Universidade Federal de São Carlos, fez uma descoberta com o potencial de salvar milhares de cascas de banana do lixo. Quando secas e transformadas em pó, as cascas podem limpar a água poluída.
O projeto é de Milena Boniolo, doutoranda em química pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista), que teve a ideia ao assistir a uma reportagem sobre o desperdício de banana no Brasil.
"Só na Grande São Paulo, quase quatro toneladas de cascas de banana são desperdiçadas por semana. E isso é apenas nos restaurantes", diz a pesquisadora.
Boniolo já trabalhava com estratégias de despoluição da água, mas eram métodos caros --como as nanopartículas magnéticas--, o que inviabilizava o uso em pequenas indústrias.
Com as cascas de banana, não há esse problema. Como o produto tem pouquíssimo interesse comercial, já existem empresas dispostas a simplesmente doá-las.
VIA Folha uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário